Neutron Web
Pesquisa de documentos
Acessando o sistema
Para realizar a pesquisa e visualização dos documentos armazenados no Neutron, primeiramente devemos acessar o sistema através do link específico. Este link pode variar de cliente para cliente. Um exemplo de link pode ser: https://neutron.nomedoclienteclienteweb
Caso o seu sistema esteja configurado para utilizar a autenticação integrada com o Windows e você esteja utilizando o sistema fora da rede, uma tela prévia será solicitada para você utilizar o seu login e a sua senha da rede, a tela de login padrão
Imagem 1 – Autenticação Windows
Após preencher a tela anterior com os seus dados de acesso ou o sistema não esteja configurado para utilizar autenticação integrada, você será redirecionada para a tela de login, padrão do sistema. Na tela seguinte, você deverá preencher o nome do usuário, sua senha e a organização que você pertence
Imagem 2 – Login pelo Neutron
Se o sistema estiver configurado para ser acessado com Autenticação integrada, você pode utilizar a opção conta do Windows e digitar a sua organização. Não será exigido a digitação de usuário e senha
Imagem 3 – Autenticação pelo Windows - Neutron
Realizando a pesquisa
Após realizar a autenticação no sistema, você será direcionado para a tela padrão do sistema. Aqui, todas as tarefas de produção, processos, formulários e pesquisa podem ser acessadas, dependendo do nível de permissionamento que você possui.
Imagem 4 – Tela Principal
Para realizar uma pesquisa, no menu superior esquerdo, clique no botão pesquisa, conforme mostrado na imagem abaixo:
Imagem 5 – Botão Pesquisa
Após clicar no botão pesquisa, a lista de repositórios que voce possui permissão para consultar documentos será mostrada. Clique no repositório onde deseja pesquisar os documentos.
Imagem 6 – Lista de repositórios
Após clicar na lista de resultados, a lista com os campos (metadados) do repositório será mostrada. Esses campos variam de repositório para repositório. No exemplo, essas são os campos especificados para o repositório avaliação funcional.
Imagem 7 – Campos do Repositório
Através do preenchimento dos campos, podemos realizar um refinamento na nossa pesquisa. Quanto mais informações preenchermos, maior será a possibilidade de chegarmos direto no documento em que procuramos.
Obs. O preenchimento de cada campo pode utilizar o caractere coringa (*) antes ou depois da palavra. No exemplo, faremos uma pesquisa pela palavra *Marcelo*. Dessa forma os documentos já armazenados no sistema que possuam a palavra Marcelo cadastrada no campo Coordenador serão visualizados, não importando se possuem outra palavra antes ou depois da palavra Marcelo. Ex. João Marcelo ou Marcelo da Silva
Imagem 8 – Pesquisa com filtro
Após clicar em Pesquisar, a lista de resultados de todos os documentos do coordenador Marcelo será mostrada.
Imagem 9 – Lista de Resultados
Ao clicar no documento específico, a imagem desse documento será visualizada ao lado esquerdo, no visualizador.
Imagem 10 – Visualização do documento
Janela de Pesquisa
A janela de pesquisa é o local onde podemos colocar os critérios de pesquisa utilizados para localizar o documento.
Esta janela mostra os campos (filtros de pesquisa) que você pode utilizar. Estes campos podem variar dependendo do repositório (série documental) que você precisa.
Segue abaixo exemplo de janela de pesquisa:
Imagem 11 – Janela de pesquisa
Caso você não saiba completamente a informação que você deseja encontrar, por exemplo: Preciso encontrar os documentos do funcionário José, mas não sei o nome completo. Você pode utilizar o caractere especial * para realizar a pesquisa. Se pesquisar por Jose*, todos os documentos que foram cadastrados, e o nome iniciar com a palavra José, serão apresentados.
Para campos do tipo Numérico ou Data, a pesquisa é feita por intervalo. O campo de pesquisa sempre é apresentado com duas “caixinhas” para inserir valor. Caso o valor seja digitado apenas na primeira caixinha, o resultado será todos os documentos maiores que o valor digitado.
Lista de Resultados
Após realizar a pesquisa, uma listagem com todos os documentos que satisfizeram aos critérios de pesquisa será mostrada.
Imagem 12 – Lista de Resultados
Clicando duas vezes no documento, a imagem será mostrada no visualizar de documentos.
Clicando com o botão direito sobre o documento, uma série de opções podem ser utilizadas, dependendo do nível de permissionamento.
Imagem 13 – Opções da lista de resultados
Funções com download e imprimir podem ser utilizadas dessa forma.
Visualizador
O visualizador de documentos é o local onde podemos visualizar o arquivo que estamos procurando. Fica localizado ao lado direito da interface, conforme imagem abaixo:
Imagem 14 - Visualizador
O visualizador é dividido em 3 partes: Menu, Documento e Navegação.
Visualizador: Menu
Localizado na parte superior do visualizador, possui uma série de funções, como zoom, rotacionar,
Imagem 15 – Menu do visualizador
As funcionalidades disponíveis nesse menu são consideradas bem intuitivas e podem variar dependendo do seu permissionamento.
Visualizador: Documento
Local onde o documento é mostrado. Trabalha em conjunto com o Menu, podendo ter a imagem visualizada aumentada, girada ou reduzida, dependendo da preferência do usuário.
Imagem 16 - Visualizador
Visualizador: Navegação
Para navegar no documento, dentro do sistema Neutron, devemos levar em consideração o conceito que um documento pode ser formado por um ou mais arquivos. Exemplo: Foi armazenado no sistema um documento PDF de contrato. Em certo momento foi gerado um novo aditivo ao contrato que deve ser anexado ao contrato. Agora, o documento Contrato possui dois arquivos.
De posse desse conceito, existem duas opções de navegação: Navegação nas páginas do arquivo e navegação entre arquivos do documento.
Imagem 17 - Navegação
Navegação em Páginas do Arquivo
Caso um arquivo, por exemplo PDF tenha mais de uma página dentro dele, essa opção de navegação deverá ser utilizada.
Navegação entre arquivo
Através desse menu, é possível realizar a visualização de todos os arquivos que compões o documento.